Hospital Pitangueiras

Institucional

O Hospital Pitangueiras é um hospital geral de alta complexidade com 163 leitos, localizado na região central de Jundiaí, faz parte do Grupo SOBAM - operadora de plano de saúde presente no mercado há mais de 40 anos, sempre preocupado com a qualidade do atendimento.

O Hospital Pitangueiras adotou em 2005 a Gestão da Qualidade como ferramenta permanente de aprimoramento. Como resultado recebeu da Organização Nacional de Acreditação - ONA, de forma inédita na região, em 2008 recebeu a certificação Nível III - Acreditado com Excelência.

Durante sua existência o Hospital Pitangueiras investiu na capacitação de seus colaboradores e na modernização de seu parque tecnológico, buscando a melhoria contínua de sua principal atividade: prestar assistência médica hospitalar com dignidade e ética, promovendo a saúde de forma integral e humanizada.

ATENDER E ACOLHER
COMPROMISSO DE TODOS OS COLABORADORES DO HOSPITAL
O ambiente hospitalar afasta os indivíduos de suas atividades cotidianas e habituais restringindo o contato com seus entes queridos. Nós do Hospital Pitangueiras acreditamos que todos que passam por aqui são especiais e é nosso dever proporcionar um ambiente acolhedor, valorizando o indivíduo nas suas diferenças e peculiaridades.

Acolhimento no momento da internação Presença do pai na sala de parto Aleitamento do RN no Centro Cirúrgico Mãe Canguru Horário soneca na UTI Neonatal Apoio Psicológico aos pacientes internados Manuais de orientação Pastoral da Saúde Comemoração do aniversário do paciente internado na UTI adulto MEDICAMENTO SEGURO É MARCA DO HOSPITAL PITANGUEIRAS

A assistência farmacêutica é prestada por 3 farmacêuticas que atuam em diversas áreas do hospital tais como Farmácia Central e Satélites, Suprimentos, Centro Cirúrgico, UTIs e Unidades de Internação. As principais ações da assistência farmacêutica são a análise de interações medicamentosas, farmacovigilância (controle de reações adversas) e orientações sobre uso de medicamentos por ocasião da alta hospitalar.

No Hospital Pitangueiras todos os medicamentos são identificados através de código de barras, dispensados através de dose unitária e para cada paciente existe o registro de todos os itens dispensados diariamente com controle de lote e validade, garantindo assim a rastreabilidade do medicamento que será administrado no paciente, proporcionando maior segurança.

QUIMIOTERAPIA
Com atendimento ambulatorial em ambiente calmo e acolhedor, o Hospital Pitangueiras oferece assistência multiprofissional especializada priorizando a qualidade de vida e a recuperação dos pacientes. Além da segurança determinada pela capacitação técnica dos profissionais envolvidos, existe um compromisso formal com os aspectos emocionais e afetivos dos pacientes, tornando este tipo de tratamento mais humanizado.

PRONTO SOCORRO
O Hospital Pitangueiras é capacitado para atendimento de urgências e emergências seguindo protocolos clínicos multiprofissionais estabelecidos. Mantém médicos clínicos, cirurgiões, cardiologistas, pediatras, ginecologistas, anestesiologistas e ortopedistas de plantão; tendo ainda à disposição, especialistas em todas as áreas médicas na retaguarda do corpo clínico do Hospital. Além disso, conta com apoio do laboratório, diagnóstico por imagem e um serviço de remoção com ambulâncias de suporte avançado (UTI - móvel) nas 24 horas

UNIDADES DE TERAPIA INTENSIVA
TECNOLOGIA, EFICIÊNCIA E HUMANIZAÇÃO

As UTIs Adulto, Pediátrica e Neonatal do Hospital Pitangueiras já são uma referência na região. Equipamentos de última geração com monitorização central, equipe multiprofissional especializada e protocolos clínicos multiprofissionais gerenciados vêm se traduzindo por maior resolutividade, diminuição do índice de infecções associadas à ventilação mecânica, redução de óbitos e diminuição da permanência dos pacientes na UTI. Todos os profissionais estão preparados para oferecer atendimento técnico e humanizado, visando diminuir o estresse do paciente e seus familiares.

CENTRO CIRÚRGICO OBSTÉTRICO
ATENDIMENTO SEGURO, INDIVIDUALIZADO E HUMANIZADO

Localizado no 4º andar do hospital, próximo à UTI, possui 06 salas cirúrgicas, 02 salas de parto, recuperação pós-anestésica, farmácia satélite e equipamentos médicos de ponta. A equipe médica, altamente qualificada, realiza videocirurgias, cirurgias neurológicas, cirurgias cardíacas, ortopédicas, vasculares, transplante renal, cirurgia oncológica geral e ortopédica, etc. O Hospital Pitangueiras conta também com um equipamento que evita ou minimiza as transfusões sanguíneas durante o ato cirúrgico ajudando a reduzir os riscos e complicações das hemotransfusões alogênicas, aumentando a margem de segurança para os pacientes.

CENTRAL DE MATERIAIS E ESTERILIZAÇÃO PIONEIRISMO E SEGURANÇA

Sempre preocupado com a segurança de seus pacientes e colaboradores o Hospital Pitangueiras automatizou os processos de limpeza e desinfecção de artigos médicos hospitalares através da aquisição de lavadora ultrassonica canulada e termodesinfectora; em dezembro de 2007 implantou em sua central de esterilização, de forma pioneira no Brasil, um equipamento de última geração para esterilização dos materiais utilizados em videocirurgias. Além de tudo isso, é realizado rigoroso monitoramento de todos os ciclos dos processos de esterilização proporcionando:

SEGURANÇA DO PACIENTE
SEGURANÇA DO PROFISSIONAL
SEGURANÇA DO HOSPITAL

INFECÇÃO HOSPITALAR - ÍNDICES DE PRIMEIRO MUNDO A Comissão de Controle de Infecção Hospitalar - CCIH - e o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar - SCIH - são entidades extremamente atuantes dentro do Hospital Pitangueiras. Agem através de um rigoroso Programa permanente de controle de infecção hospitalar através de visitas técnicas internas e de terceiros, busca ativa, supervisão de padronização de materiais e equipamentos, validação de padronização de protocolos e insumos, etc. A atuação na prevenção de infecções hospitalares se faz principalmente através de programas de conscientização das equipes multiprofissionais e desenvolvimento de projetos e campanhas, tais como:

Higienização das mãos
Medidas de precauções e isolamento
Prevenção de infecção em cirurgias,
Prevenção de pneumonia associada à assistência à saúde
Prevenção de infecção do acesso vascular e do trato urinário
Racionalização do uso de antimicrobianos

Como resultado deste leque de ações, atualmente o Hospital Pitangueiras é considerado seguro do ponto de vista do controle de infecção, com índices semelhantes aos de instituições de primeiro mundo.

Nossa Missão

Prestar assistência médica hospitalar com dignidade e ética, promovendo a saúde de forma integral e humanizada.